Clique aqui e aceda ao NetLingo, um dicionário especializado para cibernautas.
O que é?
O
NetLingo é um dicionário "on line" de terminologia relacionada com a Internet. Além de termos específicos relacionados com a Internet e as novas tecnologias, apresenta também o significado de toda uma série de símbolos e de códigos que se têm vindo a desenvolver entre os seus utilizadores, no sentido de facilitar a comunicação escrita. De facto, existe uma nova linguagem constituída por milhares de novos termos, símbolos e códigos, que pressupõe um novo estilo de escrita: os "smileys" e os acrónimos são disso exemplo. Os acrónimos são conjuntos de siglas, pronunciados como se fossem palavras, utilizados para substituir expressões usadas entre pessoas (por exemplo, "CU", para dizer "See you"). A razão da sua popularidade e desenvolvimento deve-se ao facto de serem muito práticos e de tornarem a comunicação escrita mais rápida. Qualquer utilizador que queira ser bem sucedido e integrado na comunidade dos cibernautas tem de aprender e usar esta nova terminologia, em constante expansão. Aliás, basta "navegarmos" durante alguns minutos, para nos apercebermos disso. Neste contexto, o Netlingo é uma ferramenta essencial, para qualquer cibernauta.

Os prós
- Os autores deste dicionário estão bem identificados: além do currículo de cada um deles, é possível contactá-los directamente, enviando-lhes mensagens por mail.
- O acesso ao site é rápido e o dicionário fácil de utilizar, graças a um manual de instruções virtual e a um sistema de ícones.
- A pesquisa de palavras pode ser feita de várias formas: através de um motor de busca, clicando numa letra do alfabeto ou recorrendo ao chamado "Netlingo Pocket Dictionary", que apresenta um índice por ordem alfabética, que se pode colocar no ambiente de trabalho, de forma a ser utilizado enquanto se está "on line".
- Como já foi dito, além do significado de termos específicos da Internet (por exemplo, URL, FTP, cyberspace, chat room, etc.), o NetLingo apresenta uma listagem de acrónimos e de "smileys" usados entre os utilizadores da Internet, nomeadamente ao nível dos "chat rooms".
- Sempre que são colocadas questões sobre um assunto, é possível ter acesso às respostas (exemplo: no fim da explicação do formato de imagens JPEG, o NetLingo apresenta um ícone que remete para questões colocadas sobre este e outros formatos de imagens).

Os contras
- É pena que o NetLingo não disponibilize versões traduzidas dos conteúdos.
- Não se sabe quando foi efectuada a última actualização.
- Deveria ser possível consultar as questões frequentes (FAQ) de uma forma directa e não só através da pesquisa de um assunto.
- O NetLingo poderia apresentar uma lista de links que remetessem para páginas sobre escrita "on line".

A interactividade
A interactividade é boa, não só pela forma como a pesquisa é feita, mas também pelo facto de o utilizador ser convidado a colocar as suas questões, a apresentar novos termos ou símbolos que ainda não tenham sido contemplados pelo NetLingo.

As curiosidades
- O NetLingo disponibiliza uma listagem completa dos códigos dos países, para sabermos qual a proveniência de determinada página.
- Também dá uma luzes sobre linguagem HTML.
- É, ainda, possível ver todas as cores usadas na Internet e testar a legibilidade da combinação das cores usadas para o fundo e para as fontes.
- Por fim, o NetLingo associou-se ao "site" Amazon, apresentando uma "livraria on line", onde é possível adquirir livros e guias práticos sobre Internet e informática.


Trabalho apresentado por Cécile Rodrigues
Ciberjornalismo - Maio de 2000