Cib erjornalismo                              1999/2000
UNova

Página Inicial Programa Tarefas Links Úteis Bibliografia Aula 1

Aula2
Aula3
Aula4
Aula5
Aula6
Aula7
Aula8
Aula9
Aula10
Aula11
Aula12
Aula13
Aula14
Aula15
Aula16
Aula17
Aula18
Aula19
Aula20
Aula21
Aula22
Aula23
Aula24
Aula25

Trabalhos
Trabalhos
dos alunos

 

 

 

 

 

 

 

 






 

 

 

pin_azul.gif (941 bytes) Sumário

Introdução. Discussão sobre os objectivos da disciplina. O "hardware" e o "software" necessários. O estabelecimento de uma ligação à Internet. A "mailing list" da disciplina. LEITURAS.

pin_azul.gif (941 bytes) Objectivos

A disciplina de Ciberjornalismo tem como principal objectivo sensibilizar os alunos para a importância da Internet e dos seus recursos na execução do trabalho jornalístico. Apoiados em abundante produção teórica sobre as transformações que a Web está a operar dentro das redacções, os alunos serão convidados a realizar uma série de exercícios práticos de utilização da Internet e a produzir um ou dois artigos jornalísticos (com qualidade de publicação), devendo recolher "online" grande parte da informação necessária à sua execução.

pin_azul.gif (941 bytes) "Hardware" e "Software"

Os alunos desta disciplina utilizarão abundantemente o computador e a Internet, quer para executar trabalhos práticos, quer para ler muitos dos textos mencionados na extensa bibliografia. Nesse sentido, é de toda a conveniência que os alunos possuam em suas casas um computador com modem, que lhes permita uma ligação à Internet. Se esse não for o caso , os alunos podem recorrer às duas salas que o Departamento tem à sua disposição, nos horários afixados.

No caso de os alunos possuírem um computador em casa com ligação à Internet, deverão obter um programa de navegação ("browser" Internet Explorer ou Netscape Navigator) e um programa de correio electrónico (Outlook Express ou Eudora). Se assim o entenderem, os alunos podem criar uma conta de correio electrónico num dos muitos fornecedores gratuitos, quer portugueses quer estrangeiros. O estabelecimento de uma conta de correio electrónico, de onde os alunos possam enviar e receber mensagens, é absolutamente essencial para a execução dos trabalhos desta disciplina.

Para além dos programas de navegação e correio electrónico, os alunos que têm computador em casa deverão ainda possuir um processador de texto (Microsoft Word, por exemplo) e, se possível, um programa para construção de páginas Web (Microsoft Front Page, por exemplo) que lhes permita treinar essa tarefa.

pin_azul.gif (941 bytes) Ligação à Internet

A ligação à Internet em casa pode ser efectuada através de um dos muitos fornecedores de acesso existentes em Portugal, quer de forma gratuita quer por assinatura mensal. Antes de realizar essa ligação, os alunos devem informar-se dos custos das chamadas telefónicas para ambos os tipos de serviço, já que elas diferem substancialmente.

No Departamento, os alunos têm duas salas à sua disposição com computadores ligados à Internet, que deverão utilizar, dentro dos horários afixados, para a realização dos trabalhos desta disciplina e para consultar o seu correio electrónico com alguma frequência.

pin_azul.gif (941 bytes) A "mailing list" Ciberjornalismo

Com o objectivo de manter o contacto entre todos os alunos e o docente desta disciplina, foi criada uma "mailing list" que permite enviar mensagens para todos os inscritos de forma simultânea, bastando para tal enviar uma única mensagem para um determinado endereço.

Mas antes que isto aconteça, é necessário que cada um proceda à sua própria inscrição na "mailing list", enviando uma mensagem em branco para o endereço ciberjornalismo-subscribe@egroups.com . Depois da mensagem enviada, é necessário esperar por uma resposta e confirmá-la com uma outra mensagem em branco. Só depois deste processo é que é possível enviar e receber mensagens de todo o grupo.

As mensagens para todo o grupo devem ser enviadas para o endereço ciberjornalismo@egroups.com . A lista de discussão desta disciplina, como o seu nome indica, deve ser utilizada abundantemente pelos alunos durante todo o semestre. O docente parte do princípio que os alunos consultam o seu correio electrónico e logo recebem mensagens vindas desta lista pelo menos uma vez em cada dois dias.

pin_azul.gif (941 bytes) LEITURAS

Nesta secção, são mencionadas as leituras que os alunos devem fazer a propósito dos temas discutidos na disciplina. A maioria dos textos estão "online", mas serão também distribuídos nas aulas outros artigos que os alunos devem ler atentamente, pois constituem suporte teórico essencial para entender a Internet e a revolução que ela está a operar dentro e fora das redacções em todo o mundo.

A Internet para Novos Cibernautas
WWW: Beyond the Basics
Searching the World Wide Web: a Basic Tutorial
Netvolution
Oregon Education Reform
Interactive Media Lab: Student Projects

 

© Copyright, António Granado, 2000                                                                                                                                            setatopo.gif (818 bytes)
Última actualização: 12 Mar 2000