Reporter.umd.edu

 

Apresentação

O site “A Journalist’s Guide to the internet” é a versão on-line de um livro com o mesmo nome. A versão publicada em papel contém inúmeros endereços de Internet imprescindíveis a um jornalista. O objectivo principal do site é actualizar a informação contida no livro, uma vez que os endereços da Web sofrem mudanças constantes.

livro.gif (7147 bytes)

 

Organização do site

Este site está organizado de acordo com diversos temas de interesse jornalístico. Em cada tema são sugeridos sites que podem ajudar os jornalistas a contactar fontes, obter informações e documentar-se devidamente Os links para os diversos sites são actualizados regularmente e há um deles, “What’s New?”, que apresenta uma lista de novas ligações dinâmicas criadas desde a publicação do livro.

 

Interactividade

Fraca. O utilizador apenas tem a possibilidade de enviar e-mails para o autor da página. (há um link para a Home Page do autor, onde está o currículo e o contacto, entre outros aspectos).O site contém ligações a mailing lists e newsgroups, mas como mera indicação para um contacto posterior.

 

Aspectos Positivos

·        Informação organizada por temas

·        Os temas abordados são importantes para um jornalista

·        Fornece dicas importantes, bem como contactos

·        Dá uma orientação precisa aos jornalistas, evitando perda de tempo em pesquisa

·        Excelente guia da Internet para um jornalista

 

Aspectos Negativos

·        Muita informação em cada tema, em alguns casos dispersa

·        A informação apresentada restringe-se aos Estados Unidos

·        Home page graficamente simples

·        Inexistência de imagens

·        Interactividade fraca

 

Curiosidades

Não há grandes curiosidades a destacar. Talvez a actualização permanente do site – e, dessa forma, do livro – com o link “What’s New?”; a ligação a sites que abordam a problemática da mulher jornalista; os conselhos, quase mandamentos, para um jornalista “sobreviver” na Internet.

 

 

 

Ana Sofia Frazoa

Ciberjornalismo/2000