iol.gif (2397 bytes)

Apresentação

É um dos mais recentes sites portugueses, um portal com motor de pesquisa. Os links mais importantes remetem-nos para os órgãos de comunicação social que pertencem ao grupo Media Capital. A TVI online destaca-se por ter apenas uma secção de notícias, sendo as restantes dedicadas aos programas da estação, nas várias áreas da programação. A comparação entre as quatro rádios - Comercial, Nostalgia, Cidade e Nacional – permite chegar a duas conclusões: primeiro, em termos de formalização de conteúdos, e com algumas pequenas diferenças, acabam por oferecer o mesmo (uma emissão em directo online; algumas têm câmaras dentro dos estúdios ligadas 24 horas por dia; câmaras que mostram o trânsito; notícias do dia ou da música; programação diária de forma detalhada; playlist para os ouvintes cibernautas poderem escolher o que querem ouvir; passatempos/jogos; e-mails…); segundo, a Comercial é sem dúvida a mais completa e conseguida, na apresentação gráfica – que privilegia os azuis, cinzentos, contrastantes com os amarelos da Cidade (e aquele boneco…) e da Nacional, mas mais inovadores do que o site da Nostalgia, que, ao que parece, também no grafismo ficou no passado. Um jornal semanário, O Independente, muito azul e simples na apresentação, divide-se pelas várias secções/cadernos do semanário, o que facilita a procura. Três revistas vocacionadas para as áreas multimedia e financeira (Computerworld, Marketing & Publicidade, Valor) e uma no campo da enologia (Revista de Vinhos). As revistas são mais interessantes na Net do que em papel, pois permitem aceder a arquivos, podemos fazer buscas, as páginas estão divididas por rubricas, têm sondagens online. A home page, em tons de azul, apresenta as notícias do dia e é bastante apelativa, embora baralhe um pouco pelo seu excesso de links – a solução passou pela criação de links mais directos ou que agrupem a informação de outra forma.

 

Interactividade

No imagineonline, a interactividade passa sobretudo pelas sondagens (tanto na home page como depois nas revistas, cujo resultado imediato podemos ver depois de votar); pelos chats e fóruns (com vários temas disponíveis, desde desporto até política); pela possibilidade de fazer compras na Net, de livros, cd's, artigos de informática… A barra no fundo do écran acaba por ser um resumo de toda a informação do site, oferecendo ao pesquisador menos experiente uma visão global do portal e das suas potencialidades. É por isso mais funcional e interactivo ir a Mapa, que condensa toda a informação do portal, do que procurar na home page os vários links.

 

Prós

 

Contras